terça-feira, 28 de julho de 2009

Polémica = Visibilidade

Como algumas de vós já terão tido oportunidade de ler, corre uma grande polémica em torno da final feminina do ocean spirit no blog onfiresurfmag.

Antes de mais, também estive em Santa Cruz no passado fim-de-semana exactamente com o objectivo de ver a competição feminina, pelo que também assisti à tão comentada final.
Como faço surf há pouco tempo e não tenho uma grande noção dos critérios de avaliação, nem me atrevo a opinar sobre quem deveria ter vencido. Apenas posso dizer que gostei muito de ver o surf da Carina e da Joana - duas surfistas que admiro bastante - e que também gostei de ver que as melhores ondas de ambas foram muito aplaudidas pelo público na praia, o que me pareceu óptimo.

Quanto à polémica, gostava de realçar que deve ser muito ingrato estar no lugar da Joana Rocha... Por outro lado, parece-me que afinal o surf feminino não tem tão pouca força como alguns dizem... Enquanto falam mal, vão falando e se falam é porque se importam!

Qual é a opinião das surfistas sobre toda esta polémica?

Até já e boas ondas!

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo RB! O surf feminino está no centro das atenções, pelas boas ou más razões, pelo menos fala-se dele!
Agora, penso que a discussão ultrapassa, o ser-se feminino ou não ou o ser-se a Carina ou a Joana... Não é isso que deve estar em questão, mas sim a isenção das avaliações do júri.

A Carina e a Joana surfam ambas muito bem. Não são elas que estão em em questão!

Boas ondas!

ML disse...

Belo ponto de vista Rita! Afinal, seja boa ou má, a publicidade é sempre bem vinda e o surf feminino nacional precisa mesmo de estar na boca do mundo para continuar a evoluir.

Também assisti à polémica final do nacional de Santa Cruz. Sinceramente, quando a Carina fez a sua primeira onda boa, disse para mim mesma,- "Já ganhou." No entanto, a nota saiu e o que pensei que fosse um 8 e tal, afinal foi um 6 e tal. Até aqui tudo bem, as outras surfistas teriam de se esforçar mais para conseguirem notas boas, pensei eu.

Na minha opinião, a onda que deu a vitória à Joana Rocha não foi bem surfada e merecedora da nota que teve. Digo isto porque conheço o surf da Joana Rocha, principalmente de frontside, como foi o caso nesta onda, e penso que as manobras não lhe correram como desejava, ela surfa bem melhor que aquilo, define manobras e finaliza-as bem, a meu ver este não foi o caso.
Como é óbvio não sou juíz, a minha visão é apenas a de uma surfista sentada na areia a assistir a uma final de surf feminino e a minha opinião vale o que vale.

Acredito que, apesar de ter vencido, a Joana se deve sentir numa posição ingrata mas a verdade é que nada disto passa por ela, é algo que não pode controlar e que não tem a mínima culpa.

Monica S. disse...

hello girls!! realmente concordo plenamente com tudo isto..achei que os juriss tavam bem a dormir...n percebi mto bem aquelas notas...não so na final..mas nas meias tambem sairam notas que não tinham muito a ver. A carina na nota que deveria ter um 8 e tal..e so teve 6..surfou imenso..muito power, controlo e perfeição, deveria ter tido muito mais..não sei o que se passou na cabeça dos juizes!! em comparação com a da joana..não teve nada a ver! Em termos de notas foi o pior campeonato que já vi...fikei mto chocada..!! Não sao elas que teem a culpa..mas sim os juizes que teem de tar mais atentos e serem justos!!

kiss kiss pa proxima esperemos que seja melhor...!!

raquel s. disse...

bem palavras para que? acho q ja foi tudo dito, e também já foi dito que errar é humano, mas errar duas vezes seguidas, aí já dá que pensar, esperemos então que nao haja uma terceira vez, porque aí já vai ser a gota d'água.

beijinhos

Anónimo disse...

Embora não tenha nada a ver com a polémica dos júris, penso que o problema do surf feminino é ser sempre as mesmas a competir.
Temos um país pequeno e meia dúzia a competir, todas e todos se conhecem. Por isso enquanto andarem às "turras" uns com os outros, nada evolui. É preciso elevar este desporto, tendo atitudes e comportamentos profissionais.

Parabéns Girlz Continuem a trabalhar com responsabilidade!

Boas ondas