terça-feira, 16 de junho de 2009

A prestação feminina em Ribeira

Ana "ONFIRE" Sarmento. Photo by Hugo Valente

Como sabem, este fim-de-semana aconteceu a 2ª etapa do Circuito LB Pro Júnior em Ribeira D'Ilhas. Desta vez a adesão feminina foi menor mas todas as surfistas de topo estiveram presentes, o que significa que o nível de surf foi alto, isso é o que interessa, pelo menos para nós, espectadores. 
O momento mais alto da competição feminina foi logo o primeiro heat dos quartos-de-final onde entrava a local Ana Sarmento. Na verdade, o heat não foi nada de especial em termos competitivos pois a Ana destacou-se por larga margem das outras duas surfistas, Maria Abecasis e Maria Gonçalves, deixando-as desarmadas. Já no que toca a espectáculo de surf a conversa é outra. Ana apoderou-se do line up e aplicou um surf de gente grande nas suas duas melhores ondas, atirando uma boa quantidade de água para o ar, proveniente das suas excelentemente executadas rasgadas de frontside. O público ficou maluco!
Nas meias-finais, Carina Duarte e Francisca Pereira dos Santos foram as melhores, enquanto Ana teve um heat menos feliz que o primeiro. A verdade é que, apesar dos favoritismos, qualquer uma das finalistas (Carina, Ana, Francisca Sousa e Francisca Pereira dos Santos) tinha surf para ganhar.
Logo de início, foi o surf da Francisca Santos que mais impressionou. Caso tivesse apanhado ondas com potencial, Francisca teria-se certamente distanciado das suas adversárias. Mas na segunda metade do heat, Ana Sarmento "acordou" e repetiu a dose. Começou com uma onda de 8.50 pontos, remou para fora, passou pelas suas adversárias e apanhou mais uma. Entre o público ouvia-se "Epá sai dessa onda! Isso não vale nada, assim não pontuas...", mas mal Ana "espetou" a primeira manobra ficou tudo calado. Depois da segunda manobra estava tudo aos berros e no fim da onda juntaram-se as palmas e os assobios. 9.33 pontos, média de 17.83.
E é assim que se passa um bom fim-de-semana...

7 comentários:

Rita Brilhante disse...

A Ana esteve em grande! Gostei de ver. :)

Maria M. disse...

Foi muito bom a Ana ter ganho, e ganho como ganhou, sem margem para dúvida. É importante que as atletas acreditem em si e não se sintam intimidadas por atletas com mais nome, experiência ou melhores resultados. Parabéns Ana!

Anónimo disse...

Acho que este blog vai ter muito sucesso, até porque, eles são muito curiosos, não nos percebem e não entendem as nossas conversas ,e, assim eles "correrão" para aqui " para nos ver"e tentar perceber alguma coisa.
Para nós serve para discutir nossas " angústias..."
Pergunta para pensarem e responderem: O que falta ao surf feminino?

Boas surfadas!

Hugo Valente disse...

A Mariana Macedo, que até já ganhou em Ribeira, fez uma onda muito boa a abrir os quartos de final, pena que não tenha conseguido manter esse nível, senão poderia ter garantido um lugar na final.

Anónimo disse...

já viram a xica ps na revista vip?

RB disse...

O que falta ao surf feminino? Muitas vezes penso nisso! Não faltam apoios, - penso eu, mas alguns poderão pensar o contrário -, não falta miúdas dentro de água, e também não falta começarem a surfar mais cedo. (...Mas a pergunta não era essa...)
Talvez falte mais pica a algumas e talvez falte passarem muito mais horas dentro de água, isto é o máximo de horas possível, quando o mar está mau e quando está péssimo também...
Não tenho um grande conhecimento de causa, a minha opinião é uma mera suposição...

Boas ondas a todas! :)

Mariana disse...

Obrigada Hugo!
e quanto ao faltarem raparigas dentro de água, se vivessem no porto já não diziam isso! quando não estou sozinha, somos duas ...ahah! ;).
Parabéns Ana!! dá lhe