quarta-feira, 17 de junho de 2009

O que falta ao surf feminino?

O que falta a Steph Gilmore? Provavelmente nada. Photo by charliephotos.com

Este foi um tema sugerido por uma anónima. A verdade é que é um tema muito vasto mas vai dar pano para mangas.
Falta vontade? Falta jeito? Falta pranchas certas? Falta viajar e ver mais surf de qualidade?
De certeza que ainda nos falta muita coisa e enumerá-las é o mais fácil, mas como é que podemos preencher as lacunas do surf feminino em Portugal? Esse é o grande desafio!

Pelo menos uma revista de surf feminino já temos. E um blog!

24 comentários:

RB disse...

Copy do meu comentário no post anterior:

O que falta ao surf feminino? Muitas vezes penso nisso! Não faltam apoios, - penso eu, mas alguns poderão pensar o contrário -, não falta miúdas dentro de água, e também não falta começarem a surfar mais cedo. (...Mas a pergunta não era essa...)
Talvez falte mais pica a algumas e talvez falte passarem muito mais horas dentro de água, isto é o máximo de horas possível, quando o mar está mau e quando está péssimo também...
Não tenho um grande conhecimento de causa, a minha opinião é uma mera suposição...

Boas ondas a todas! :)

MM disse...

Falta mais vontade, mais determinação, mais horas passadas na água, mais espírito de sacríficio, menos "ishh a xica é a maior" e mais "vamos lá treinar para ser a melhor", mais humildade e capacidade de ouvir os treinadores.

Anónimo disse...

Se calhar não querermos imitar tanto os homens!
Somos bio e fisiológicamente, diferentes e temos de adaptar o surf à nossa medida.
Não é melhor nem pior que o surf deles que é a nossa referência, mas diferente: Muito mais "elegante"...Hi Hi Hi

Concordo com a garra: é preciso mais trabalho e vontade.

Raquel disse...

falta sobretudo mudar a mentalidade e pensamento de cada uma, apoios renumerados também ajudam e em Portugal não há grande apoio nessa vertente, há sim material tecnico mas não o que realmente interessa..guitaaa para viajar e apostar na nossa formação :O)

Anónimo disse...

Falta mais vontade, mais determinação, mais horas passadas na água, mais espírito de sacríficio, menos "ishh a xica é a maior" e mais "vamos lá treinar para ser a melhor", mais humildade e capacidade de ouvir os treinadores




É ISTO E MAIS NADA!!! Dinheiro para surfar fora? para que? se nao entram com mar grande em portugal tambem nao vao entrar la fora. Querem agua quentinha? primeiro ha que sacrificar horas dentro de agua FRIA

Mariana disse...

Eu acho que a pergunta deveria ser mais o que falta ao surf feminino em portugal ... Falta apenas evolução, já se vê raparigas a surfar tanto como as francesas e as outras! mas é um desporto recenete "no feminino".
Há muito poucas raparigas que façam surf (competitivo) há mais de 5, 6 anos ...

raquel disse...

Anonimo elas lá fora aprendem a surfar em condições bem melhores q nós portanto c agua quente, boas ondas não admira que a evolução delas nao seja muito mais easy e não lhes dê mais pica surfar.. mas pronto, aqui temos q nos contentar c agua fria, dias gelidos e ondas realmente boas 30 dias por ano, mas é o q há e temos q nos dar por contentes c isso pois podia ser pior :)!
E também não me estava a referir aos campeonatos mas sim dinheiro para viajar..surfar ao lado das melhores, nos melhores sitios..é aí que se evolui..uma evolução que em apenas 2 semanas se aprende mais do que um ano.. aqui.. :)

Mariana disse...

30 dias de boas ondas por ano ?
temos altas ondas cá!! deixa-te te de tretas oh arquelinha!! (ahah, tou a brincar contigo)

Anónimo disse...

Então onde está a tão desejada igualdade, que elas tanto querem?
Só surfas com ondas quentinhas? É ridiculo!

Ir ao estrangeiro para surfar com as melhores? Deve ser deve! "A galinha do vizinho é sempre melhor que a minha...."
Mais vale dizer que queres viver à conta...! Neste caso viajar...!

raquel disse...

não surfo..mas não me importava de surfar em condições igual às outras:) nc deves ter ido surfar ao estrangeiro.. para veres que a evolução é a triplicar..quem diz isso não tem noçao das coisas decerteza

Dário Rodrigues disse...

Desculpem voltar a meter, outra vez, o bedelho aqui no "quarto das meninas", mas não posso deixar de comentar este questão.
O que falta ao surf feminino em Portugal é o que também falta, na verdade, ao surf masculino: Garra, força de vontade para batalhar e deixar de lado a mentalidade, que sempre nos acompanhou, de campeão da minha praia. Há que sair do nosso quintal, explorar outras ondas, de águas frias ou quentes, mas principalmente estar em contacto com surfistas fora do nosso eixo evolutivo com quem possamos aprender a ter humildade e a deixar de lado o nosso orgulho. Com esta atitude humilde, damos espaço para conseguirmos olhar de forma diferente para nós mesmos e para o nível de surf em que realmente nos encontramos, condição obrigatória para o tentar superar e evoluir.
Podem ver o exemplo do Saca, podia se ter acomodado ao estatuto de melhor de Portugal e não se chateava com mais nada, pois estava garantido, no entanto, andou a passar as "passas do Algarve" e a engolir sapos para chegar onde está agora, é este longo caminho que, pelos vistos, poucos estão dispostos a seguir.
É que uma coisa é fazermos free surf com os amigos/as sem grandes preocupações nem imposições, mas para quem quer ir mais longe, principalmente em competição, não basta dizer que falta dinheiro, e que ninguém o apoia, há que mostrar serviço e força de vencer.
Agora esta é para a Raquel: deves surfar num país diferente do meu, Portugal só tem 30 dias de ondas boas por ano?????? É bom abrires melhor os olhos e começares a olhar para outras praias pois, seja Inverno ou Verão, vais sempre encontrar muitas a funcionar bem, mas aqui, claro está, também é preciso ter a tal força de vontade para não nos acomodarmos só ao nosso "quintal".
Beijos para todas e mais uma vez, desculpem mais esta intrusão de um dos machos do blogue ONFIRE. ;)

RB disse...

Dário, concordo com tudo o que escreveste. Apesar de surfar há pouco tempo, também me parece que não existem só 30 dias com boas condições por ano. Aliás, acho até que não nos podemos queixar muito, pois temos imensas opções e é raro não haver condições minimamente aceitáveis em lado nenhum...
Empenharmo-nos ao máximo é surfar só quando está perfeito, quando não está demasido pequeno nem demasiado grande, quando a água está quente, quando não há crowd..? Temos de ser mais optimistas, menos exigentes com o mar e mais exigentes connosco!

Boas ondas a todas!:)

Anónimo disse...

Resumindo não arranjar desculpas...e olhar, para dentro de nós, para a nossa vontade e possibilidades! ser humilde para o reconhecer, mas forte para lutar e poder vencer!Isto é tanto para o feminino como para o masculino!

Concordo 100% com o Dário

Boas ondas!

raquel disse...

RB adorava ser rica para andar de um lado para o outro a exbanjar gasolina :) enquanto isso fico-me pelo "meu quintal" =)

RR disse...

estou com uma (GRANDE) questão desde que abri este blog... por que é que a Mariana Macedo não está nas vossas opções principais da votação da melhor junior portuguesa?
eu sei que não falta só ela e que provavelmente na vossa cabeça vai que se a colocavam a ela, teriam de colocar muitas mais...
mas vejamos, a Mariana vem de um lugar no pais onde o surf nao tem (infelizmente) a mesma expressao dos locais de onde vem as Franciscas(Costa), de onde vem a Carina e a Ana (Ericeira) ou a Maria (Linha)...
e mesmo assim, garanto-vos que de todas elas é das que eu ja vi fazer melhores ondas... (sou do Porto é verdade, mas já as vi a todas a surfar). nao quero dizer, que as outras sao piores, claro que nao, mas acreditem que deve ser muito mais dificil para a mariana integrar se, dado ser mesmo uma das menos de 5 ou 6 miudas que fazem surf com regularidade cá.
e acreditem, ela mesmo assim destaca-se...
pensem nisto...
beijinhos e abraços

ML disse...

RR, provavelmente é uma grande falha nossa não termos colocado a Mariana na votação. Não queremos de todo tirar o mérito ao seu surf, e quem fala do seu fala do de todas as outras surfistas juniores que também não se encontram aqui. Como tu dizes, isto não quer dizer que umas surfem melhor que outras. A única razão da escolha destas 5 surfistas foram os seus "feitos" até à data. A Francisca Santos já foi campeã nacional, é nº25 do WQS e é a única surfista junior em competições internacionais. Ana Sarmento venceu uma etapa do nacional em Santa Cruz no ano passado e na última etapa do Pro Junior em Ribeira deixou tudo de queixo caído. Carina Duarte, a mais nova de sempre a vencer uma etapa do nacional e a sagrar-se campeã nacional. Francisca Sousa foi campeã Pro Junior no ano passado e a Maria Abecasis já representou a selecção duas vezes, sendo a atleta a chegar mais longe no mundial junior 2008.
Mais uma vez, os resultados competitivos podem não querer dizer nada e talvez seja injusto termo-nos guiado por isso. Quem é desta opinião pode sempre votar em "Outra".
Obrigada pela crítica, acredita que me fizeste "pensar nisso"...

Pedro disse...

e a Mariana ficou em 4º lugar no pró júnior europeu, onde só a chica santos se não me engano o conseguiu!

ML disse...

Tens toda a razão Pedro, talvez seja por isso que na votação, a opção Outra tenha mais votos que Carina Duarte e Francisca Sousa.

Anónimo disse...

essa votaçao tem muito que se lhe diga. Desde quando é que a Maria Abecasis surfa melhor que a Ana Sarmento?

Anónimo disse...

estas sondagens nao sao fiaveis, sao divertimento. a maria abecasis poe os amigos todos a votar nela e podia ganhar assim, mesmo que fosse a pior.

Anónimo disse...

Raparigas não sejam " loiras" esbanjar gasolina?!
onde está essa consciência social, ambiental, conhecimentos, informação e atitude?

( Que me perdoem algumas loiras)

Anónimo disse...

Abecassis é com dois esses!

Anónimo disse...

entao ela propria nao sabe escrever o nome bro ;)

Anónimo disse...

a mariana macedo e nenhuma outra conseguiu chegar a um 9º lugar no qs com nao sei qtas estrelas como a xica santos chegou.. nao falem do q nao sabem! a xica tbm ja teve um 4º no pro junior em biarritz!