quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oportunidade Zero

Francisca Pereira dos Santos é o melhor português no ranking WQS e até está à frente de Pauline Ado! Ele há coisas... Photo by Rick Werneck

Como todas sabem, dia 19 de Outubro vai começar a tão esperada etapa do World Tour, o Rip Curl Pro Search, em Peniche.
Este ano, e pela primeira vez no Rip Curl Pro Search, vai também haver mulheres!

Ontem foram anunciados os trialistas que irão disputar uma vaga no main event, de entre 16 surfistas nacionais, um deles vai poder competir com os melhores do mundo, algo que, para a maioria deles, pode só acontecer uma vez na vida. É o que se pode chamar uma oportunidade de ouro!

Quem não teve qualquer oportunidade foram mesmo as atletas nacionais pois a única vaga disponível para wildcards nas provas do WWT vai ser preenchida por uma atleta francesa, Pauline Ado. Por um lado compreende-se que esta surfista patrocinada pela Rip Curl tenha sido convidada, afinal de contas ela foi campeã mundial júnior. Mas por outro lado não dá para perceber muito bem porque é que para os homens foi decidida uma coisa, e para as mulheres outra totalmente diferente.

Penso que não haveria muita confusão em realizar um heat de trials feminino com quatro atletas, a Pauline Ado e outras três, das quais constava nem que fosse apenas uma surfista portuguesa, já para não dizer três, que seria o mais sensato. Mesmo que nenhuma portuguesa conseguisse a vaga, pelo menos tinha-lhe sido dada a oportunidade, a tal que pode acontecer apenas uma vez na vida, a tal de ouro...

8 comentários:

MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Pereira dos Santos disse...

Não há essa coisa da oportunidade de ouro da vida que nos é oferecida de mão beijada.
Criar oportunidades é o trabalho de quem se mete nestas coisas.
E mais oportunidades virão para quem queira ter o trabalho de as fazer.
Esta é apenas uma opção pouco sensata da rip curl.
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

Oh Henrique Pereira dos Santos

Essa é apenas a sua opinião.

É claro que as "oportunidades constroem-se" em tudo na vida, ou são merecidas pelo mérito e trabalho. Depois disso essas "oportunidades" têm de existir se não, os nossos talentos fogem para outras terras - as das oportunidades- como se vê em muitas áreas da nossa cultura, ciência e desporto.

Opção pouco sensata da rip curl, porquê?


Boas ondas

Anónimo disse...

Quanto à entrada das portuguesas não sei, e desculpem a ignorância, se têm nível para isso. Eu acho que esta é mais uma daquelas situações em que se favorece o lado masculino da sociedade, no que toca ao desporto.

Anónimo disse...

Acho que foi uma decisão muito pouco sensata.
Agora que até se fazem etapas do nacional exclusivamente femininas, "o surf feminino em portugal está a crescer" , "há uns anos os heats femininos eram chamados os momentos kit-kat para os homens,agora está tudo muito diferente" mas a verdade é que esta decisão só mostra o quanto o surf feminino em portugal ainda é discriminado.

Anónimo disse...

foi má opcão da rip curl sem duvida,

Portugal merecia ter uns trails femininos com pelo menos as 4 melhores surfistas portuguesas sem divida,

mas ja viram bem o curriculum da menina escolhida????????

Pauline Ado (Francesa)
Campeã do mundo de juniores 2005 e 2008
Campeã Europeia 2007
Campeã Francesa ...

Que querem que ela seja mais!
Só falta mesmo ser campeã do mundo!!! e... por isso foi convidada para competir com as melhores do mundo.

MM disse...

Mas também houve um wildcard masculino, Bruno Santos, para além dos 16 portugueses que podem lutar por esse lugar.

Anónimo disse...

A Pauline mereceu o wildcard! é a verdade! lá porque o evento é em Portugal não têm de estar surfistas portugueses!! é certo que lhes daria uma maior projeção, mas o que aqui se está a avaliar são os melhores surfistas.

O surf feminino está a dar frutos, mas tem de ser com calma!! Ainda no outro dia o surf feminimo era um mito em Portugal hoje já querem que esteja ao nível do havaiano.